quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Benefícios da Musculação no Tratamento da Osteoporose



O osso, como qualquer outro tecido do nosso corpo, é uma estrutura viva que precisa se manter saudável, e isso acontece mediante a remodelação do osso velho em osso novo. Quando o corpo deixa de formar material ósseo novo suficiente, ou quando muito material dos ossos antigos é reabsorvido pelo corpo, ocorre a osteoporose, deixando os ossos cada vez mais fracos e finos, sujeitos a fraturas.
As mulheres são as mais atingidas,
pois na menopausa diminuem os níveis de estrógeno, levando a uma menor absorção do cálcio (fundamental na formação do osso).
Porém, apesar do cálcio ser essencial para a formação do tecido ósseo, sua ingestão será semelhante a qualquer placebo se não houver um estímulo ideal para favorecer sua absorção pelo osso.
O tratamento para a osteoporose deve ser o tripé alimentação saudável, ingestão de cálcio e MUSCULAÇÃO, pois o treinamento resistido aumenta a força dos músculos e dos ossos também, visto que o músculo está ligado ao osso através de tendões, que fazem uma pressão maior no osso, favorecendo a absorção de minerais, como cálcio e fósforo. Todo este processo depende do tipo de força, da intensidade e distribuição com que ela é aplicada e do número de ciclos realizados. Muito embora uma simples caminhada forneça a carga necessária para estimular o osso, a musculação praticada com assistência especializada permite controlar todas as variáveis do exercício de forma a maximizar a eficiência do exercício.
Outro fator bastante favorável a respeito da musculação, é que com a idade, tanto homens quanto mulheres começam a perder massa magra, diminuindo, assim, a força, e por consequência, o equilíbrio, a agilidade, a velocidade e a absorção do cálcio. Essa perda da massa magra é diminuída, e em alguns casos, até revertida, melhorando a qualidade de vida e diminuindo os riscos de quedas e fraturas.
Dessa forma, podemos ver que, com o auxílio de um profissional de Educação Física, a musculação é uma excelente atividade física quando o assunto é Osteoporose.
Até a próxima e bons treinos.